Wednesday, November 01, 2006

Aprovado projeto de recuperação das florestas no Parque Estadual de Ilhabela

Depois de dois anos e meio de tramitação, foi aprovado pelo Instituto Florestal o projeto da ONG ilhabela.org para recuperar a floresta nativa em duas áreas desmatadas dentro do Parque Estadual de Ilhabela -na trilha do Pico do Baepi e na Siriúba. Essa é a primeira vez em que uma organização do terceiro setor recebe autorização para executar um projeto desse tipo no interior de uma unidade de conservação paulista. O trabalho foi desenvolvido pela bióloga Janine Bergmann, diretora técnica da ONG. O objetivo deste blog é acompanhar, passo a passo, o desenvolvimento dessa iniciativa.


A área a ser recuperada (marcada em amarelo), vista desde a balsa que faz a travessia São Sebastião/Ilhabela

O projeto aprovado compreende:

  1. coleta de sementes de espécies nativas dentro da área do Parque
  2. montagem de um viveiro de mudas nativas de Ilhabela
  3. trabalhos de prevenção contra o fogo
  4. ações para auxiliar a regeneração natural da mata
  5. plantio das mudas
  6. acompanhamento de seu crescimento.

A autorização para a coleta de sementes no interior de um parque é fato inédito. A atividade é restrita aos pesquisadores envolvidos no projeto e rigidamente controlada por leis e normas de proteção do patrimônio genético. O acesso às sementes no interior das unidades de conservação deve ser controlado para não abrir as portas à biopirataria, o que colocaria em risco a diversidade biológica da Mata Atlântica. Por tudo isso, o projeto vem recebendo apoio e atenção especial dos técnicos do Instituto Florestal.

A ONG ilhabela.org pretende buscar autorização para fazer trabalhos semelhantes em todas as áreas do Parque que perderam sua vegetação nativa. O primeiro ano dos trabalhos está sendo financiado com recursos cedidos pela Natura Cosméticos e pela família Kaufman -que tem uma propriedade adjacente ao Parque Estadual de Ilhabela no loteamento Siriúba. Os diretores da ilhabela.org, Luiz Villares e Ricardo Anderáos, agora buscam recursos para as próximas etapas do projeto intitulado FLORESTA ATLÂNTICA.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home